Dúvidas Frequentes

Veja se sua dúvida está resolvida aqui abaixo:

1) Plataforma do Curso:
O curso é customizado na plataforma Moodle, de forma bem amigável e intuitiva e cujos recursos são acessível, em PC, tabletes e celulares. Nela há várias ferramentas que podem ser usadas, sendo a nossa principal os fóruns. Mas há wikis ( escritas em conjunto), envio de tarefas individualizadas, chats (se combinado com o grupo), formulários e enquetes. Permite também agregar outros recursos externos como padlets

O que mais valorizamos é na verdade a forte interatividade entre os participantes com a mediação dos formadores .
Não é um curso auto instrucional e não terá atividades síncronas ( todos ao mesmo tempo  como reuniões on line), todas as atividades serão assíncronas.

Endereço da plataforma: http://sesamo.vamosbrincar.org/
Acesso aluno
Acesso visitante 

2) A senha e o login são informados no ato da inscrição? 
Não. A senha e o login são enviados para o e-mail do cursista  informado na ficha de inscrição até um dia antes do início do curso.

3) E se não receber a senha e o login? 
Primeiramente verifique em sua caixa de spam/lixo eletrônico, pois há provedores – como, por exemplo, o Hotmail – que identificam a mensagem enviada pelo instituto como lixo eletrônico. Caso não esteja nessas pastas, entre em contato conosco ou peça ajuda ao suporte no email: suporte@vamosbrincar.org

4)  Quanto tempo duram os cursos?
Os  cursos têm a duração de 4 meses – 16 semanas, com propostas quinzenais. 

5)  Quanto tempo é preciso destinar aos estudos para participar das atividades propostas no Curso Vamos Brincar ?
Para a sua organização pessoal, convém destinar, no mínimo, duas horas de estudo semanais para as leituras e participação nos fóruns de discussão ou escrita de registro individual. Recomendamos ao menos dois acessos semanais para acompanhar o debate entre os colegas.

6)  Qual a Metodologia dos cursos ?
Compartilhamos das concepções que entendem que a formação continuada depende substancialmente das questões que emergem da atuação direta da prática. Os educadores estão em um real contexto de aprendizagem onde "se aprende a fazer fazendo": errando, acertando, tendo problemas a resolver, discutindo, construindo hipóteses, observando, revendo, argumentado, tomando decisões, pesquisando, olhando outras práticas e realidades. 

O processo de refletir sobre a prática, procurar compreendê-la e analisá-la em busca de aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido é o foco da ação formativa. Partindo dos problemas reais enfrentados pelos educadores, é possível, por um lado, valorizar sua experiência, e, por outro, garantir maior participação e uma atitude investigativa como base para novas aprendizagens. Os conhecimentos teóricos trazidos pelo processo de formação são instrumentos valiosos de ressignificação da prática. 

Para nós, a interação é fundamental. Por isso, todas as atividades propostas exigem a participação dos cursistas. Textos e outros materiais de estudo podem ser acessados por qualquer participante. Porém, o que vai de fato assegurar a aprendizagem é o uso compartilhado desses materiais nas discussões em grupo, nos fóruns, chats e outros espaços de estudo e planejamento pedagógico. 

7) As atividades têm hora marcada?
A maioria delas é assíncrona; quer dizer, você pode acessar e postar suas contribuições a qualquer hora. A exceção são os chats previamente combinados com os alunos.  Nesse caso, a formadora informará os horários com antecedência e a presença não é obrigatória.

8) Há atividades presenciais?
Nos cursos a distância, as atividades são feitas a distância, de modo assíncrono. Ou seja, não é necessário que os alunos compareçam a um local específico e nem acessem o ambiente ao mesmo tempo. Temos previsto um seminário de boas práticas presencial ao final do curso em seu município.

9)  Existe um cronograma de atividades?
Sim, as atividades têm frequência quinzenal . A formadora do curso informará sobre o tempo destinado a cada atividade.

10) Há necessidade de algum material específico, apostila, para realizar os cursos?
Não. Todo material necessário, sejam textos e/ou vídeos, é disponibilizado no próprio ambiente do curso.

11)  Quem são os formadores?  
As formadoras  dos cursos são as mesmos que desenvolvem os projetos presenciais e a distância do Instituto Avisa Lá, designados para as atividades a distância que pertencem ao campo de sua especialização. Desse modo, todos podem contar com a participação ativa de um parceiro muito experiente no assunto a ser estudado.

12) É possível falar com o formador ou coordenador do curso em particular?
Sim. Embora o foco das atividades no ambiente virtual seja coletivo, há recursos e oportunidades para uma conversa mais pessoal e particular com o formador ou coordenador do curso quando necessário.

13) O certificado tem o total de horas? Qual é?
O curso Vamos brincar! está organizado em 2 módulos , um no primeiro semestre de março a junho e outro no segundo semestre de agosto a novembro. Perfazendo um total de 32 horas.  Os certificados são emitidos de acordo com a esta carga horária acrescido de 6 horas do seminário presencial. A certificação depende da avaliação do aluno. Só recebem certificados os que forem aprovados.

14) O certificado é emitido imediatamente?
Não. Após o encerramento do curso, há uma avaliação da equipe formadora, que emitirá as notas e, finalmente, os certificados. Os certificados ficam prontos em até dois meses após o término do curso. Serão disponibilizados para download ao final do curso pela plataforma.

15) Como é feita a avaliação do aluno?
Cada curso tem a sua proposta de avaliação, considerando as aprendizagens construídas ao longo dos meses de duração do curso. Além de navegar e consultar o material disponível, as atividades exigem do aluno a presença ativa em pelo menos 75% das propostas.

Como participação ativa entendemos que entrar nos fóruns e ler o que está acontecendo é muito importante, mas isso não terá valor para a obtenção do certificado. Receberá a certificação quem participar ativamente – lendo e escrevendo  ou seja contribuindo com suas ideias para o debate – em, no mínimo, 75% das propostas apresentadas e tiver avaliação satisfatória nas atividades propostas pelas formadoras

16) Como é marcada a presença dos alunos?
Como o curso não é organizado no formato de aulas virtuais, não haverá controle de faltas por aula. A presença é registrada de acordo com o relatório de acesso dos alunos no ambiente virtual e da qualidade de sua interação nos fóruns e demais atividades propostas.

17) O que é preciso para receber certificado?
É preciso ter uma avaliação satisfatória. Isso é medido por meio dos acessos do aluno, registrados no ambiente do curso, e da avaliação de aprendizagens, observada pelas formadoras na qualidade da participação de cada um nas atividades coletivas e individuais. 

Aprendizagem – 
os conceitos finais S, PS ou NS (Satisfatório, Plenamente Satisfatório ou Não Satisfatório) consideram as aprendizagens construídas ao longo do curso, o que pode ser observado na qualidade da participação de cada um e no conjunto das atividades formais propostas pelo curso, sobretudo a atividade final, que é obrigatória. O aluno precisa, por exemplo, justificar suas colocações e referenciar-se às discussões e leituras que foram realizadas; ou seja, não basta dizer concordo ou não concordo. Serão avaliados de modo satisfatório ou plenamente satisfatório os participantes que alcançarem as expectativas de aprendizagem do curso. Veja, a seguir, os critérios de avaliação:

Não satisfatória

Satisfatória

Plenamente satisfatória

Participação

Não participou ativamente de até 75% das atividades propostas.

Participou ativamente de mais de 75% a 85% das atividades propostas.

Participou ativamente de 90% a 100% das atividades propostas.

Aprendizagem

Não atingiu as expectativas de aprendizagem do curso.
E não entregou a atividade final

Atingiu em grande parte as expectativas de aprendizagem do curso.
E entregou a atividade final.

Atingiu plenamente todas as expectativas de aprendizagem do curso.
E entregou a atividade final 


Como a avaliação é, para nós, um processo complexo, os certificados não são emitidos automaticamente. Após o curso, o formador inicia o processo de atribuição de notas, de validação e devolutiva para o grupo. O certificado, então, pode ser enviado em até dois meses após o final do curso. Dessa maneira, o Avisa Lá continua mantendo o rigor e a seriedade profissional que tem marcado os vários anos de trabalho pela formação de professores em todo o Brasil, presencialmente e a distância.

18) Se eu fizer este curso vai contar pontos para minha carreira?
A validação do certificado para a carreira depende da política de seu município, que  pode definir, a priori,  publicando no DO a orientação da certificação.

19) Este curso é reconhecido pelo MEC?
O curso é livre, não é reconhecido pelo MEC,  mas o Avisa Lá é associado a ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância , o que significa que  temos conhecimento para realizar cursos a distância, pois compartilhamos da mesma visão "acesso de todos os brasileiros à educação de excelência"

20) Se sua dúvida não estiver aqui mande e-mail para suporte@vamosbrincar.org

Última atualização: segunda, 9 mar 2020, 13:37