Preparação para o Seminário de Boas Práticas

Preparação para o Seminário de Boas Praticas

Número de respostas: 35

Como todos já sabem, teremos um seminário ao vivo  pelo Youtube para socializarmos as boas práticas das redes de Itu, Jundiaí e Mogi das Cruzes agendado para o dia 09/12.

Teremos a apresentação de 10 escolas que serão convidadas a expor suas práticas nesse seminário. O processo de escolha das escolas passa substancialmente pelas produções expostas durante o curso, a participação nos fóruns e o desejo de compartilhar uma boa experiência construída coletivamente.

Estaremos até lá também finalizando as 5 pautas formativas , uma de cada eixo e as vivências em família.

Para darmos inicio  a este processo estamos abrindo um fórum especial para ser respondido pelas escolas com a seguinte demanda: 

Conte-nos uma boa experiência que sua escola viveu ao longo deste ano e que vocês acreditam que teve forte contribuição  do que estão aprendendo e discutindo no curso.

Este fórum ficará aberto desde o dia 6/11 até o dia 20/11.

Lembre-se que para responder a este fórum é necessário que a resposta seja da equipe que participa do curso  com certeza mas também da equipe da escola que foi envolvida por vocês. Uma postagem por escola!

Muito obrigada pela participação de todos.

Em resposta à Primeiro post

Re: Preparação para o Seminário de Boas Praticas

por Alessandra Renata Cardoso De Miranda -
Com a participação da Diretora Denise, da Coordenadora Juliana e das professoras Alessandra e Regina no Projeto Vamos Brincar, foi possível proporcionar a equipe de professores de sala e dos especialistas (Ed. Física, Inglês e Arte) uma reflexão sobre as Vivências em Família. A partir disso, os professores conseguiram elaborar atividades práticas que foram enviadas para as crianças. Percebemos que as crianças e suas famílias foram envolvidas no Projeto Vamos Brincar, pois recebemos várias devolutivas através de fotos e vídeos. Uma das atividades que alavancou o Projeto Vamos Brincar aconteceu em um sábado letivo. Cada professor criou um livro digital com um vídeo explicando o que é o Projeto e seu objetivo, um vídeo com os personagens - Sésamo abordando um tema, Dicas importantes e uma atividade prática. Este livro digital apresentou o tema Cuidado Pessoal. Além das Vivências em Família oferecidas pelo Projeto também elaboramos outras atividades que foram enviadas nas entregas de atividades remotas. Para os anos seguintes iremos inserir essas vivências nas nossas Modalidades Organizativas.
Equipe da EMEB PROFESSORA FLORISA VOLPE - JUNDIAÍ
Em resposta à Alessandra Renata Cardoso De Miranda

Re: Preparação para o Seminário de Boas Praticas

por Marilda Helena Da Silva -
Sem dúvida a experiência mais significativa e desafiadora para nossa equipe nesse ano foi o planejamento, elaboração e produção das vídeo aulas. Entendemos que essa modalidade de ensino e comunicação será mais um rico recurso em nossa escola, mesmo com a volta das aulas presenciais. Assim toda a apresentação do projeto Vamos Brincar às famílias foi feita dessa forma, buscando ludicidade e procurando destacar a pertinência do tema para esse momento tão único. Na introdução de cada eixo, o tema era apresentado com um teatro utilizando-se dos fantoches da Sésamo e no segundo vídeo eram apresentadas as fichas "Vivências em Família" com suas propostas (vale destacar que as famílias já haviam retirado as fichas na escola). As vivências, propostas e reflexões das fichas, com certeza farão parte do nosso projeto pedagógico para o ano que vem, pois vêm de encontro com demandas cotidianas necessárias e pertinentes para o desenvolvimento de nossas crianças.
Em resposta à Primeiro post

Re: Preparação para o Seminário de Boas Praticas

por Fernanda De Cássia Cypriano Franco -
Obrigada por tanta colaboração, nossas professoras foram maravilhosas apresentando as propostas para as famílias, mas infelizmente a participação foi bem pequena, tenho certeza que foi pelo momento que estamos vivendo. Mas, são práticas que vamos adotar no nosso dia a dia.
Em resposta à Primeiro post

Re: Preparação para o Seminário de Boas Praticas

por Arnaldo Rodrigues Da Silva Junior -
Olá,


Por conta da Pandemia da COVID-19 que resultou na suspensão das aulas presenciais e adoção de ensino remoto nossa equipe optou por um modelo de videoaulas com "avatars" das Professoras (que participaram do curso e ajudaram a ser multiplicadoras entre os demais) em situações próximas ao desenho animado (avatar / desenho da professora mas a voz gravada por elas mesmas).

Esses vídeos tinham duração entre 3 a 10 minutos e através do "desenho animado" direcionados as crianças e as suas famílias.

Essa metodologia conseguiu "atrair" o público alvo do Projeto e tivemos retorno de "Vivências em Família" em conformidade com a proposta.

Segue abaixo os links desses vídeos que disponibilizamos no Youtube:

Vídeo 1 - Apresentação:

Vídeo 2 - Cuidados com o corpo:

Vídeo 3 - Alimentação Saudável: https://www.youtube.com/watch?v=96xXc3pLqBA&t=128s

Vídeo 4: Hidratação: https://www.youtube.com/watch?v=aTK2CggkT7k

Vídeo 5: Brincar: https://www.youtube.com/watch?v=RW-TcilFEq0

Vídeo 6: Autorregulação: 

Vídeo 7: Desafio do paladar: 

Foi o melhor que pudemos fazer...
Em resposta à Primeiro post

Re: Preparação para o Seminário de Boas Praticas

por Nathally Pereira Gondek Monteiro Gil -
Um momento muito interessante do Projeto foi a descoberta do brincar em família como "pano de fundo" para aprender a expressar emoções, ser mais tolerante, aprender a "ler" o que o outro expressa e respeitar as decisões das pessoas, manifestando, também, nossas ideias e opiniões.
Através da proposta que combinava mímica e expressão facial, a família pode aprender como é importante observar os sinais que o corpo dá, ter empatia com quem está sentindo, saber que é normal, sim, sentir todas aquelas emoções, e que temos que aprender a lidar com elas da melhor forma, nos conhecendo, em primeiro lugar, para sermos !
Tudo através da brincadeira, se divertindo, de forma descontraída e cheia de memória afetiva...
Proporcionar situações nas quais a criança coloque a "mão na massa" é a melhor forma de garantir o sucesso de uma experiência.
Nessa etapa do Projeto, ao apresentar as propostas sobre alimentação saudável para as crianças, o retorno foi muito bom e a maioria participou das atividades dentro deste tema.
Por ser uma escola rural, não tiveram dificuldade em obter verduras ou frutas frescas para preparar uma gostosa salada, ou cenouras para um bolo que deve ter ficado uma delícia!! ão experiências significativas para a criança, nas quais ela é parte organizadora e protagonista do Projeto e, por isso mesmo, farão parte da memória afetiva e serão fundamentais na formação dos hábitos deles.
Tivemos também relatos das famílias como o a seguir: "Aprendemos em família a importância de beber água. Água é saudável para que seu organismo funcione bem e seu corpo fique hidratado. Aprendemos também que quando estamos com sede não podemos substituir a água por sucos, refrigerantes entre outros."
Mesmo com o trabalho a distância, pudemos perceber o envolvimento dos pais, entenderam a importância da autonomia da criança, assim como de toda a consciência do corpo: como crescemos, porque é importante dormir, quais as partes do seu corpo, e outras coisas mais.
Avaliamos que foi um projeto muito interessante e que tivemos bastante famílias empenhadas, porém infelizmente não conseguimos atingir a todos. Devido as condições dos bairros, tivemos muita dificuldade de conexão e devolutivas. As famílias que participaram gostaram bastante do projeto se tornando uma vivência muito positiva em nossas escolas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Preparação para o Seminário de Boas Praticas

por Cristiane Toso Mendes Bommarito -
"O brincar está diretamente ligado às construções de novos aprendizados pela criança.
Brincando ela desenvolve autoestima, aprende a se respeitar e respeitar os outros, expressa suas emoções e pensamentos, contribui para que exerça seu papel de cidadão no mundo que o cerca.
Quando a criança brinca é possível desenvolver aprendizagens de forma lúdica e prazerosa. Aprendizagens que ela passará a usar em seu cotidiano com todos à sua volta, como: cuidar de si e do outro, expressar-se, comunicar-se, criar, conviver, respeitar a si e o outro entre outras ações necessárias à vida.
Esse ano em especial por conta das aulas remotas além de muitas novas aprendizagens puderam também fortalecer os vínculos afetivos com a família, que tem participado das atividades propostas com a criança". (Profª Adriana Medrado de Souza Fujarra - Infantil III)

"O projeto “ VAMOS BRINCAR” foi aplicado durante as aulas remotos nas turmas do Infantil III e IV. A sequência e o planejamento do projeto foram discutidos pelo grupo, visando o melhor aproveitamento do material. O desafio, sem dúvida, foi de criar condições que expandisse as experiências das crianças diante das aulas a distância. Os pais dos alunos enviaram suas experiências e compartilharam as vivências, observações, discussões com base nos assuntos apresentados. Lembrando que todas as propostas tiveram como foco as vivências e as interações na relação com o outro a partir de experiências concretas na vida das crianças. A credito que o projeto em questão possibilitou alcançar os direitos de aprendizagem e focou em garantir que as crianças vivenciassem experiências significativas para seu desenvolvimento integral, mesmo sem elas estarem presentes na escola". (Profª Cristiane Akemi T. Martinez - Infantil III)
Em resposta à Primeiro post

Re: Preparação para o Seminário de Boas Praticas

por Patricia Boselli Barbieri -

    A REDE MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE ITU, SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES DO GOVERNO, RESPEITANDO AS CONDUTAS SANITÁRIAS PARA O MOMENTO DE PANDEMIA, ADOTOU AS AULAS REMOTAS, AS QUAIS OS ALUNOS RECEBEM TODOS OS DIAS ATRAVÉS DO APLICATIVO WHATSAPP.

    OS PROFESSORES PRECISARAM SE ORGANIZAR COM A DEMANDA CURRICULAR E A PROPOSTA DA VILA SÉSAMO. 

    REFLETIMOS BASTANTE E CHEGAMOS AO CONSENSO DE REALIZAR UM TRABALHO QUE FOSSE LÚDICO E QUE REALMENTE FOSSE DO INTERESSE DOS ALUNOS, POIS NÃO TÍNHAMOS COMO MEDIR O INTERESSE NO MOMENTO DA APLICAÇÃO DO TRABALHO, SOMENTE DEPOIS COM DEVOLUTIVAS DAS FAMÍLIA.

    A PROPOSTA CONSEGUIU ATRAIR NOSSOS PEQUENOS. A DEVOLUTIVA VEIO DOS  PAIS QUE NOS   RELATARAM O INTERESSE DOS FILHOS E A PARTICIPAÇÃO, PRINCIPALMENTE NO TEATRO.

SEGUE O TRABALHO DESENVOLVIDO PELOS PROFESSORES:

 VIDEOAULA:https://www.youtube.com/watch?v=NqmacuH05Ec

VIDEOAULA:https://www.youtube.com/watch?v=Q9BFS5ond0A

VIDEOAULA :https://www.youtube.com/watch?v=3CfpfSBL7uc&feature=youtu.be

VIDEOAULA:https://www.youtube.com/watch?v=EExJ_RcsPCI

VIDEOAULA:https://www.youtube.com/watch?v=7feHrib8ItI
VIDEOAULA:https://www.youtube.com/watch?v=T1hcLb6N9KA
VIDEOAULA:https://www.youtube.com/watch?v=k9OWcCBiEkg
VIDEOAULA:https://www.youtube.com/watch?v=X_ag1zQcLd8
VIDEOAULA:https://www.youtube.com/watch?v=Uy-KRfXEjhI

      DESDE JÁ AGRADECEMOS A TODA NOSSA EQUIPE, QUE NÃO MEDIRAM ESFORÇOS PARA A REALIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DO  TRABALHO, SEMPRE BUSCANDO A APRENDIZAGEM DE TODOS NOSSOS ALUNOS. 
                EQUIPE EMEI "PROF. ARY CARICATTE"


Em resposta à Primeiro post

Re: Preparação para o Seminário de Boas Praticas

por Ana Paula Ricci Nascimento -
Gravamos os vídeos sobre as vivências e enviamos pelo whatsapp aos pais, porém não tivemos devolutiva por meio de vídeo ou fotos até porque nem todos possuem internet. Com certeza no próximo ano poderemos desenvolver o projeto com maior efetividade, já que teremos os alunos na escola e poderemos reunir os pais presencialmente.
Em resposta à Primeiro post

Re: Preparação para o Seminário de Boas Praticas

por Fabiana Do Valle Nunes -
Com a participação de toda equipe escolar, no decorrer do ano organizamos as atividades do projeto que foram entregues aos pais. Realizamos as gravações das vídeos aulas que foram enviadas aos pais por meio de aplicativo de mensagens e os mesmos nos retornavam suas experiências e vivências com fotos e mensagens. Acredito que rebemos um melhor retorno dos resultados no início dos envios, com o decorrer do tempo e com a pandemia por covid 19 percebemos que as famílias perderam um pouco o interesse na realização das atividades propostas, mesmo com todo nosso empenho.
Obtivemos fotos das famílias em vários momentos do projeto, um exemplo foi na realização das atividades sobre autorregulação, onde recebemos fotos dos alunos demostrando seus sentimentos em vários momentos. Outro momento foi na realização de brincadeiras, pois como estamos em pandemia essa interação com os colegas fica mais difícil, então uma de nossas alunas nos enviou um vídeo onde brinca com seus ursos e bonecas, em um momento lindo, lúdico e mágico. Também recebemos algumas imagens dos alunos preparando uma salada de frutas, com a participação da família. Acredito que mesmo nesse momento de pandemia conseguimos alcançar nossos objetivos com aquelas famílias que realmente se empenharam na realização dessas vivências.
EMEI Inalda Lúcia Lins de Souza Lima: Gestoras- Estela e Daniela. Professoras- Raquel, Fabiana e equipe
Em resposta à Primeiro post

Re: Preparação para o Seminário de Boas Praticas

por Daniela Camargo Valentini -
O Projeto Vamos Brincar foi desenvolvido na EMEI “Prudente de Moraes” durante as videoaulas e incluído ao planejamento visando o melhor aproveitamento do material.
Podemos afirmar que quando a criança aprende brincando é possível desenvolver a aprendizagem de forma prazerosa e aplicar no seu dia-a-dia com todos à sua volta.
Acreditamos que o projeto possibilitou alcançar os direitos de aprendizagem e também fortalecer os vínculos afetivos com a família.
O grande desafio foi criar condições para que as famílias realizassem as aulas remotas. A partir de um cronograma distribuímos as Fichas Vivência em Família e iniciamos os envios das videoaulas.
Foi possível proporcionar formações aos professores apresentando o Projeto Vamos Brincar, As Fichas Vivência em Família: Cuidados com o Corpo, Autorregulação, Brincar, Alimentação Equilibrada, Hidratação. Episódios e Cards. Inserimos no planejamento as aulas relacionadas as Fichas Vivência em Família uma vez por semana (sexta-feira), os episódios e cards referentes ao tema foram enviados duas vezes na semana (terça e quinta-feira). As professoras foram orientadas a gravar as videoaulas elaborando atividades lúdicas e práticas, compartilhando dicas importantes para o dia-a-dia. As videoaulas foram enviadas via whatsapp aos pais. Tivemos algumas devolutivas, mas não conseguimos atingir a todos.
O Projeto foi muito significativo, pois neste momento de Pandemia e distanciamento social, os pais/familiares ficaram mais envolvidos com o trabalho pedagógico. Agradecemos o empenho da nossa Equipe pelo trabalho realizado e acreditamos que o Projeto contribuiu para a mudança do olhar dos professores e das famílias quanto aos cuidados das crianças.
A seguir podemos elencar exemplos das aulas desenvolvidas pelos docentes em nossa Unidade Escolar:
Fichas Vivência em Família: Vídeos:
• Cuidados com o Corpo: https://youtu.be/qI4t433V9uM
• Autorregulação: https://youtu.be/Bkd4drQTiPw
• Brincar: https://youtu.be/zpXqsGruJzw
https://youtu.be/p3zqIb4QGM0
• Alimentação Equilibrada: https://youtu.be/LiGxfhVfDFc
• Hidratação: https://youtu.be/NZsxRXIAdTM
EMEI “Prudente de Moraes”
Gestoras: Ana Paula / Daniela Professoras: Maria Betânia / Sara
Em resposta à Primeiro post

Re: Preparação para o Seminário de Boas Praticas

por Maria Jose De Souza Freitas -
Creche/Emei /Sylvia Covas"

Gestoras: Marisa Ferreira/Maria José de Souza Freitas

Para darmos início ao projeto realizamos uma apresentação com toda equipe escolar. Pontuamos os objetivos do projeto e de formar hábitos saudáveis de cuidados com o corpo, através das vivências em família sempre promovendo a autonomia das nossas crianças; através de dicas elaboradas por profissionais especializados da área da saúde e educação. Tomaram conhecimento das fichas de vivencias, bem como dos fantoches dos personagens e jogos recebidos, aproveitamos para convidá-los para serem colaboradores do projeto.
As videoaulas foram realizadas por duplas e trios, e sempre acompanhadas das vivências já realizadas pelas famílias colaboradoras, e também experiencias vivenciadas no ambiente escolar e pela equipe.
As devolutivas chegaram em forma de vídeos, foto, áudios e desenho. Percebemos que os temas Cuidados com o corpo e Autorregulação proporcionaram muitas partilhas nos grupos de salas; principalmente o tratar com as regras, sentimentos e emoções.
Desenvolver o autoconhecimento é sem dúvida um grande desafio para os adultos, que dizer para as crianças então? Em tempo de distanciamento as dicas para que as famílias pudessem ter uma convivência saudável e pudessem aproveitar esse momento para desfrutarem do cuidado, afeto e atenção entre eles foi fundamental para estabelecer a harmonia do lar.
Tivemos várias experiências mas a vivenciada pelo aluno Samuel Mariano, 5 anos, Infantil 4 foi enriquecedora! Como muitas famílias, o nosso pequeno Samuel, também passou pela dor do luto; perdeu seu pai em um acidente de trânsito. Em visita à casa do aluno tivemos a iniciativa de levar a ficha da autorregulação para propor um diálogo mais lúdico com a família. O resultado disso foi extraordinário! Após muitas brincadeiras de mímicas, vamos brincar de "Como está seu coração?"; perguntamos ao Samuel o que o deixava preocupado e ele nos respondeu: "o que me deixa preocupado é o meu pai naquela caixa". A mãe então fez a intervenção dizendo que não havia motivo pois a caixa é só para o papai descansar. Em seguida ele pegou as carinhas da surpresa e a feliz; pois sabia que eu havia levado um mimo para ele. Combinamos que às vezes não estamos bem e não queremos falar mas, podemos então pegar a carinha, colocar no ímã da geladeira e a mamãe já saberá como você está e mais tarde quando se quiser você fala com ela. O Samuel separou três carinhas e colocou na geladeira( feliz, preocupado e triste) e com o dedo apontava as carinhas feliz e triste, demonstrando a fragilidade das suas emoções naquele momento.
Combinamos que a geladeira teria um lado para ele e outro para a mãe, pois as mães também ficam preocupadas, tristes, com raiva e felizes e os filhos precisam saber o que elas estão sentindo também.
Desenvolver as competências socioemocionais em momento de distanciamento tem sido um desafio diário e o projeto tem nos favorecido muito!
Em resposta à Primeiro post

Re: Preparação para o Seminário de Boas Praticas

por Maria De Lourdes Raymundo Portes De Almeida -
E.M.E.I. "Profª Maria Antonia Luporini Sampaio"
Itu/SP
Gestoras: Rita de Cássia Rodrigues Pires Osti/ Maria de Lourdes Raymundo Portes de Almeida
O Projeto Vamos Brincar foi apresentado a toda equipe escolar e a partir dos estudos realizados focamos nos temas transversais:
1- Conscientização com o corpo
2- Brincar
3- Alimentação Equilibrada
4- Autorregulação
5- Hidratação
Refletimos sobre a importância de promover práticas de cuidado vivenciadas na escola e em casa e qual impacto
na saúde física e emocional das crianças. A partir dessas reflexões e troca de idéias foram preparadas orientações de forma lúdica e explicativa sobre pontos importantes que estão sendo trabalhadas semanalmente. O Projeto trouxe para nossas 6ªs feiras aulas remotas gravadas de forma lúdica e alegre sempre apresentadas em forma de teatro de fantoche pelos personagens LOLA, COME-COME e ELMO, levando às nossas crianças e famílias mensagens de conscientização sobre hábitos importantes e saudáveis para a vida!!!
O material é rico e interessante e lamentamos que muitos pais não deram o devido valor, pois infelizmente não tivemos o retorno esperado.
Em resposta à Primeiro post

Re: Preparação para o Seminário de Boas Praticas

por Silvana Aparecida de Paula Oliveira -

No início desse projeto a equipe ficou apreensiva por não termos as crianças na escola. Surgindo muitas preocupações, de como os pais iriam entender a importância desse trabalho e como seria essa aceitação. Conforme fomos apresentando as fichas e a proposta, as famílias na sua maioria foram entendendo a riqueza desse projeto.

As professoras se empenharam para fazer chegar até as crianças orientações das fichas. Enviamos as crianças vídeoaulas sobre os assuntos, utilizando os materiais disponibilizado na plataforma do curso com os vídeos da turma Sésamo. Algumas famílias nos relataram que a forma apresentada pelos professores nas vídeoaulas colaborou para que as crianças tivessem vontade de experimentar coisas novas...
A equipe assegura que o curso trouxe um leque de possibilidades para trabalhar com as crianças nos anos posteriores. Esse ano foi difícil para todos! Tivemos que nos reinventarmos, superar obstáculos, desafios, medos, inseguranças, entre outros, mas com certeza foi um ano de muito aprendizado. Trabalhar esse projeto com as crianças a distância sem dúvida foi o maior deles... Esse curso nos trouxe uma grande expectativa e certeza que quando caminhamos na mesma direção e com o mesmo propósito tudo se torna mais fácil. É isso que levamos desse trabalho, “NO FINAL SAIREMOS MAIS FORTES” e levaremos essa experiência para nossa prática educacional.


EQUIPE GESTORA: SILVANA APARECIDA DE PAULA OLIVEIRA (Coordenadora Pedagógica)

MÁRCIA APARECIDA FRANCISCHINELLI MIAZZO (Diretora)

 E DOCENTES DA EMEI PADRE FRANCISCO XAVIER DE OLIVEIRA FILHO (ITU/SP)


Agradecemos pela oportunidade de mais um aprendizado!


Em resposta à Primeiro post

Re: Preparação para o Seminário de Boas Praticas

por Valeria Cristina De Souza Camolesi -
Sem dúvida a experiência mais significativa e desafiadora para nossa equipe nesse ano foi o planejamento, elaboração e produção das vídeo aulas. Entendemos que essa modalidade de ensino e comunicação será mais um rico recurso em nossa escola, mesmo com a volta das aulas presenciais. Assim toda a apresentação do projeto Vamos Brincar às famílias foi feita dessa forma, buscando ludicidade e procurando destacar a pertinência do tema para esse momento tão único. Na introdução de cada eixo, o tema era apresentado com um teatro utilizando-se dos fantoches da Sésamo e no segundo vídeo eram apresentadas as fichas "Vivências em Família" com suas propostas (vale destacar que as famílias já haviam retirado as fichas na escola). As vivências, propostas e reflexões das fichas, com certeza farão parte do nosso projeto pedagógico para o ano que vem, pois vêm de encontro com demandas cotidianas necessárias e pertinentes para o desenvolvimento de nossas crianças.
Agradecemos a oportunidade.
Equipe EMEI Profº Anthenor Fruet
Em resposta à Primeiro post

Re: Preparação para o Seminário de Boas Praticas

por Sandra Aparecida Nogueira Leite -
Sem dúvida a experiência mais significativa e desafiadora para nossa equipe nesse ano foi o planejamento, elaboração e produção das vídeo aulas. Entendemos que essa modalidade de ensino e comunicação será mais um rico recurso em nossa escola, mesmo com a volta das aulas presenciais. Assim toda a apresentação do projeto Vamos Brincar às famílias foi feita dessa forma, buscando ludicidade e procurando destacar a pertinência do tema para esse momento tão único. Na introdução de cada eixo, o tema era apresentado com um teatro utilizando-se dos fantoches da Sésamo e no segundo vídeo eram apresentadas as fichas "Vivências em Família" com suas propostas (vale destacar que as famílias já haviam retirado as fichas na escola). As vivências, propostas e reflexões das fichas, com certeza farão parte do nosso projeto pedagógico para o ano que vem, pois vêm de encontro com demandas cotidianas necessárias e pertinentes para o desenvolvimento de nossas crianças.
EMEI  Prof° Anthenor Fruet

Em resposta à Primeiro post

Re: Preparação para o Seminário de Boas Praticas

por Marisa Balastreire Angelo -
Equipe da EMEB “Profª Maria Aparecida de Souza Almeida Ramos”, participantes do curso: Marisa Balastreire Angelo (Diretora), Carolina Roncalho Tealdi (Coordenadora), Marivana Chiaramonte Fonseca Dias (Professora) e Roberta Vasconcelos de Oliveira (Professora).

Em Jundiaí, desenvolvemos o Projeto da Unidade de Gestão da Educação “Horta Escolar”. Esse importante projeto, contribui para a valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo. Embora ele tenha sido planejado para um trabalho pedagógico e de envolvimento das crianças no plantio, na colheita e preparação da receita, em nossa Unidade Escolar, fizemos algumas adaptações que garantiram a sua continuidade mesmo com a suspensão das aulas. Através do nosso site, disponibilizamos sugestões, dicas, receitas, vídeos e músicas relacionados à alimentação saudável, autocuidado e autoestima. Também elaboramos propostas que foram entregues às famílias, assim como as “Vivências em Família” do Projeto Vamos Brincar.

http://sites.google.com/educacao.jundiai.sp.gov.br/peixinho
Em resposta à Primeiro post

Re: Preparação para o Seminário de Boas Praticas

por Elaine Gorroy -
Sem dúvida a experiência mais significativa e desafiadora para nossa equipe nesse ano foi o planejamento, elaboração e produção das vídeo aulas. Entendemos que essa modalidade de ensino e comunicação será mais um rico recurso em nossa escola, mesmo com a volta das aulas presenciais. Assim toda a apresentação do projeto Vamos Brincar às famílias foi feita dessa forma, buscando ludicidade e procurando destacar a pertinência do tema para esse momento tão único. Na introdução de cada eixo, o tema era apresentado com um teatro utilizando-se dos fantoches da Sésamo e no segundo vídeo eram apresentadas as fichas "Vivências em Família" com suas propostas (vale destacar que as famílias já haviam retirado as fichas na escola). As vivências, propostas e reflexões das fichas, com certeza farão parte do nosso projeto pedagógico para o ano que vem, pois vêm de encontro com demandas cotidianas necessárias e pertinentes para o desenvolvimento de nossas crianças.
Agradecemos a oportunidade.
Equipe EMEI Profº Anthenor Fruet
Em resposta à Primeiro post

Re: Preparação para o Seminário de Boas Praticas

por Marcia Cristina De Castro Gomes -
A REDE MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE ITU, SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES DO GOVERNO, RESPEITANDO AS CONDUTAS SANITÁRIAS PARA O MOMENTO DE PANDEMIA, ADOTOU AS AULAS REMOTAS, AS QUAIS OS ALUNOS RECEBEM TODOS OS DIAS ATRAVÉS DO APLICATIVO WHATSAPP.

OS PROFESSORES PRECISARAM SE ORGANIZAR COM A DEMANDA CURRICULAR E A PROPOSTA DA VILA SÉSAMO.

REFLETIMOS BASTANTE E CHEGAMOS AO CONSENSO DE REALIZAR UM TRABALHO QUE FOSSE LÚDICO E QUE REALMENTE FOSSE DO INTERESSE DOS ALUNOS, POIS NÃO TÍNHAMOS COMO MEDIR O INTERESSE NO MOMENTO DA APLICAÇÃO DO TRABALHO, SOMENTE DEPOIS COM DEVOLUTIVAS DAS FAMÍLIA.

A PROPOSTA CONSEGUIU ATRAIR NOSSOS PEQUENOS. A DEVOLUTIVA VEIO DOS PAIS QUE NOS RELATARAM O INTERESSE DOS FILHOS E A PARTICIPAÇÃO, PRINCIPALMENTE NO TEATRO.

SEGUE O TRABALHO DESENVOLVIDO PELOS PROFESSORES:

VIDEOAULA:https://www.youtube.com/watch?v=NqmacuH05Ec

VIDEOAULA:https://www.youtube.com/watch?v=Q9BFS5ond0A

VIDEOAULA :https://www.youtube.com/watch?v=3CfpfSBL7uc&feature=youtu.be

VIDEOAULA:https://www.youtube.com/watch?v=EExJ_RcsPCI

VIDEOAULA:https://www.youtube.com/watch?v=7feHrib8ItI
VIDEOAULA:https://www.youtube.com/watch?v=T1hcLb6N9KA
VIDEOAULA:https://www.youtube.com/watch?v=k9OWcCBiEkg
VIDEOAULA:https://www.youtube.com/watch?v=X_ag1zQcLd8
VIDEOAULA:https://www.youtube.com/watch?v=Uy-KRfXEjhI

DESDE JÁ AGRADECEMOS A TODA NOSSA EQUIPE, QUE NÃO MEDIRAM ESFORÇOS PARA A REALIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DO TRABALHO, SEMPRE BUSCANDO A APRENDIZAGEM DE TODOS NOSSOS ALUNOS.
EQUIPE EMEI "PROF. ARY CARICATTE"
Em resposta à Primeiro post

Re: Preparação para o Seminário de Boas Praticas

por Cynthia De Souza Leme De Oliveira -
CRECHE/EMEI MADRE TERESA DE CALCUTÁ
GESTORAS: CYNTHIA DE SOUZA LEME DE OLIVEIRA E JOANA NALZA BRAGA PESSINATI

O Projeto Vamos Brincar – Vila Sésamo busca incentivar a consciência corporal, a alimentação balanceada, a atividade física, os cuidados pessoais e o bem estar sócio emocional da população infantil de 3 a 6 anos de idade. É durante a primeira infância que as crianças desenvolvem hábitos que serão levados para a saúde e o bem estar por toda a vida.
Esse projeto trouxe aos professores a consciência de que cada gesto dentro da escola se torna momento de aprendizado, como limpar o nariz, proporcionar uma brincadeira, o momento da alimentação, e que cada vivência das crianças fazem diferença na sua formação como cidadão.
Trabalhamos o projeto com as famílias através de vídeo-aulas e das fichas de vivencias em famílias. As devolutivas aconteceram por meio de fotos de forma tímida, pois os pais relataram que estavam com dificuldades em realizar as atividades com seus filhos.
Toda semana antes de cada vídeo-aula do projeto a coordenadora se reunia com as professoras para planejar e gravar as aulas. Durante esses encontros as professoras relataram que o projeto é muito rico para o desenvolvimento das crianças e esperam da continuidade em 2021 com os alunos na escola.
Em resposta à Primeiro post

Re: Preparação para o Seminário de Boas Praticas

por Rita De Cássia Rodrigues Pires Osti -
Boa tarde! A resposta da nossa equipe da EMEI "Profª Maria Antonia L. Sampaio" foi enviada pela coordenadora pedagógica Maria de Lourdes. Agradecemos pela oportunidade.
Em resposta à Primeiro post

Re: Preparação para o Seminário de Boas Praticas

por Ana Paula Bernabé Bortoleto -
O Projeto Vamos Brincar foi desenvolvido na EMEI “Prudente de Moraes” durante as videoaulas e incluído ao planejamento visando o melhor aproveitamento do material.
Podemos afirmar que quando a criança aprende brincando é possível desenvolver a aprendizagem de forma prazerosa e aplicar no seu dia-a-dia com todos à sua volta.
Acreditamos que o projeto possibilitou alcançar os direitos de aprendizagem e também fortalecer os vínculos afetivos com a família.
O grande desafio foi criar condições para que as famílias realizassem as aulas remotas. A partir de um cronograma distribuímos as Fichas Vivência em Família e iniciamos os envios das videoaulas.
Foi possível proporcionar formações aos professores apresentando o Projeto Vamos Brincar, As Fichas Vivência em Família: Cuidados com o Corpo, Autorregulação, Brincar, Alimentação Equilibrada, Hidratação. Episódios e Cards. Inserimos no planejamento as aulas relacionadas as Fichas Vivência em Família uma vez por semana (sexta-feira), os episódios e cards referentes ao tema foram enviados duas vezes na semana (terça e quinta-feira). As professoras foram orientadas a gravar as videoaulas elaborando atividades lúdicas e práticas, compartilhando dicas importantes para o dia-a-dia. As videoaulas foram enviadas via whatsapp aos pais. Tivemos algumas devolutivas, mas não conseguimos atingir a todos.
O Projeto foi muito significativo, pois neste momento de Pandemia e distanciamento social, os pais/familiares ficaram mais envolvidos com o trabalho pedagógico. Agradecemos o empenho da nossa Equipe pelo trabalho realizado e acreditamos que o Projeto contribuiu para a mudança do olhar dos professores e das famílias quanto aos cuidados das crianças.
A seguir podemos elencar exemplos das aulas desenvolvidas pelos docentes em nossa Unidade Escolar:
Fichas Vivência em Família: Vídeos:
• Cuidados com o Corpo: https://youtu.be/qI4t433V9uM
• Autorregulação: https://youtu.be/Bkd4drQTiPw
• Brincar: https://youtu.be/zpXqsGruJzw
https://youtu.be/p3zqIb4QGM0
• Alimentação Equilibrada: https://youtu.be/LiGxfhVfDFc
• Hidratação: https://youtu.be/NZsxRXIAdTM
EMEI “Prudente de Moraes”
Gestoras: Ana Paula Bernabé Bortoleto/ Daniela Camargo Valentini Professoras: Maria Betânia de Araujo Elias/ Sara Cristina Cordeiro Góes
Em resposta à Primeiro post

Re: Preparação para o Seminário de Boas Praticas

por Eliane Kátia de Oliveira Missão Martins -
A Equipe Gestora da Emei. "Sítio do Pica-Pau Amarelo" representada pela Diretora Eliane Kátia e Coordenadora Débora Lavínia, juntamente com a Profª Ana Paula, agradecem em nome de toda Equipe da Escola, a oportunidade deste momento enriquecedor de aprendizado, discussões, reflexões e práticas pedagógicas realizadas no decorrer deste ano letivo.
Segue anexo nossas vivências e contribuições para o Seminário de Boas Práticas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Preparação para o Seminário de Boas Praticas

por Ana Paula Maciel Batalha -
Nós do CEIM Profª Lourdes Guerra de Campos, em Mogi das Cruzes, optamos por apresentar o conteúdo do projeto a cada 15 dias, de forma remota. Preparamos o conteúdo em PDF e enviamos para as famílias usando o Google Sala de Aula, plataforma selecionada para enviarmos as atividades. Abrangemos todas as faixas etárias, desde o Berçário até o Infantil IV, sendo a participação dos pais mediana (há os que não realizam por algum motivo e os que fazem tudo o que é proposto). Os pais tem tido uma avaliação bem positiva do conteúdo, gostam de participar das atividades, envolvem os filhos de forma positiva. O conteúdo que chamou bastante atenção dos pais foram os cuidados com o corpo, conteúdo esse dividido em 2 partes, uma vez que é um pouco extenso e para tirar mais proveito dele, optamos por essa divisão. Tivemos devolutivas maravilhosas dos pais, que se empenharam bastante par aplicar esse conteúdo. O projeto está sendo de grande aprendizado para eles, que gostaram de assistir Vila Sésamo, gostaram dos personagens e de toda a proposta.
Em resposta à Primeiro post

Re: Preparação para o Seminário de Boas Praticas

por Diego Braga Mello -
Olá,
Nós, da escola EM Profª. Maria Eugênia Fochi de Araújo/ município de Mogi das Cruzes, desenvolvemos, ao longo do curso da Sésamo, ações variadas:
- reuniões formativas sobre temas abordados no Projeto;
- desenvolvimento de plataforma virtual específica, contemplando:
* tema "Cuidado Com o Corpo" ( veja o link : https://forms.gle/ujgqEWbJi5HRaHKn7 )
* tema "Autorregulação" ( veja o link : https://forms.gle/zAGMvfVjqNzoa3LJ6 )
- orientação e entrega dos materiais impressos com atividades da Sésamo;
- ampla divulgação sobre o Projeto;
- desenvolvimento de portfólio com o feedback das famílias (segue link abaixo)
https://vimeo.com/477744807/ce24d471da
- divulgação dos vídeos da Sésamo nas aulas remotas para aprendizagem das crianças.
Agradecemos a parceria com a Sésamo !!
Em resposta à Primeiro post

Re: Preparação para o Seminário de Boas Praticas

por Mariane Cristina Pontes Alves Teixeira -
Bom dia!

Durante o período de distanciamento social e adoção do ensino remoto, nossa escola iniciou o trabalho de divulgação das atividades e suporte aos alunos e famílias por meio do grupo de WhatsApp e site da escola e professoras. Em relação ao Projeto Vamos Brincar!, realizamos as seguintes ações:
- Pauta Formativa em nossas reuniões semanais;
- Inserção das atividades do projeto no planejamento de todas as turmas;
- Divulgação do projeto e as atividades pelos grupos de WhatsApp;
- Plataforma exclusiva do projeto em nosso site;
- Entrega do material e fichas aos alunos;
- Compartilhamento das vivências e atividades entre os alunos;
- Encontros virtuais das turmas.

Segue um vídeo com um resumo de nossas ações relacionadas ao Projeto.

https://drive.google.com/file/d/1j5BxVO3etzT8pCa1DdNxp7N9vO0dFLKX/view?usp=sharing


Nossa equipe ficou muito contente com as devolutivas relacionadas ao Projeto, as adequações da proposta diante das necessidades do momento!!!!!

Afinal, na educação infantil o que mais importa é BRINCAR!!!!!

(●'◡'●)
Em resposta à Primeiro post

Re: Preparação para o Seminário de Boas Praticas

por Raquel Passos De Jesus Castilho -

Boa tarde.
Para nossa escola foi um grande prazer e privilégio participar do projeto. O material elaborado é de extrema qualidade, bem como todo o embasamento teórico e suporte para sua utilização. As famílias gostaram do material impresso e nossos professores utilizaram os bonecos de fantoche disponibilizados para a realização de vídeos para as crianças. Dentre as experiências parentais que permitiram o envolvimento das famílias, destaco a brincadeira do “Copo mágico” sugerida na página 16 do Caderno de Facilitadores. A proposta foi enviada por meio de vídeo para as crianças e tivemos como retorno, além de algumas fotos, dois vídeos encantadores de alunos que realizaram atividade em família. Outra atividade que também fez sucesso foi a dos pratos coloridos. Criamos um portifólio com algumas das fotos selecionadas. Nossa interação com as crianças ocorreu pelo whatsapp e os resultados foram surpreendentes.

Nosso portifólio:

Video dos alunos:

Em resposta à Primeiro post

Re: Preparação para o Seminário de Boas Praticas

por Noeli Aparecida de Souza Carvalho -

Boa tarde, primeiro quero agradecer as orientações, e a oportunidade de fazer parte desse projeto tao lindo e interessante!! O caminho foi árduo, cheio de incerteza e com algumas respostas boas de nossa comunidade, fizemos tudo que estava ao nosso alcance nesse cenário infelizmente de pandemia, tendo que nos adaptar, tanto escola como também comunidade ao ensino remoto. Enfim, plantamos sementes importantes, de imediato colhemos alguns bons frutos, ficamos na torcida para que as sementes plantadas não se percam.



Em resposta à Primeiro post

Re: Preparação para o Seminário de Boas Praticas

por Conceição Aparecida Da Costa Rodrigues -
O Projeto “Vamos Brincar” foi desenvolvido  por meio de propostas de atividades enviadas pelo aplicativo “Whatsapp Business” para os grupos de estudos remotos compostos pelos alunos do Infantil III e Infantil IV devido a suspensão das atividades escolares presenciais na Rede Municipal de Ensino de Mogi das Cruzes para prevenir o contágio do coronavírus (COVID-19). Abordamos questões de saúde na primeira infância com os familiares e responsáveis e concentramos em atividades que promoviam hábitos saudáveis e mudanças de comportamentos positivos de forma lúdica. Recebemos muitas devolutivas positivas por meio de fotos e vídeos que poderão ser observados na apresentação a seguir.
EM Profª Mathilde Pires de Campos Masci
Equipe - Gestora: Conceição Aparecida da Costa Rodrigues,
Professoras: Janaína de França Eiras / Juliana Domingues Sichierolli / Ana Lúcia de Moraes Cinta / Márcia Aparecida Nogueira / Vanessa de Souza Oliveira
Em resposta à Primeiro post

Re: Preparação para o Seminário de Boas Praticas

por Ema Paula Zavan Chicolli -
Em nossa rede, respeitando as regras estabelecidas pela pandemia, adotamos as aulas remotas onde as videoaulas são enviadas diariamente aos nossos alunos via WhatsApp. Para tanto, organizamos o planejamento e às sextas feiras são enviadas as aulas das professoras, os cards e os vídeos com a proposta do projeto "Vamos Brincar".
As equipe ofereceu o seu melhor, pesquisaram e utilizaram o próprio material como apoio para o desenvolvimento das aulas.
A proposta é lúdica e atrativa, a devolutiva se deu por meio de fotos e vídeos enviados pelos pais no grupo da escola, sendo possível observar  sua aplicabilidade no ambiente familiar.
Equipe Emei "Maria de Lourdes Bazanelli Spinardi"
Em resposta à Primeiro post

Re: Preparação para o Seminário de Boas Praticas

por Patricia Muniz Bastilha Leão -
A REDE MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE ITU, SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES DO GOVERNO, RESPEITANDO AS CONDUTAS SANITÁRIAS PARA O MOMENTO DE PANDEMIA, ADOTOU AS AULAS REMOTAS, AS QUAIS OS ALUNOS RECEBEM TODOS OS DIAS ATRAVÉS DO APLICATIVO WHATSAPP.

OS PROFESSORES PRECISARAM SE ORGANIZAR COM A DEMANDA CURRICULAR E A PROPOSTA DA VILA SÉSAMO.

REFLETIMOS BASTANTE E CHEGAMOS AO CONSENSO DE REALIZAR UM TRABALHO QUE FOSSE LÚDICO E QUE REALMENTE FOSSE DO INTERESSE DOS ALUNOS, POIS NÃO TÍNHAMOS COMO MEDIR O INTERESSE NO MOMENTO DA APLICAÇÃO DO TRABALHO, SOMENTE DEPOIS COM DEVOLUTIVAS DAS FAMÍLIA.

A PROPOSTA CONSEGUIU ATRAIR NOSSOS PEQUENOS. A DEVOLUTIVA VEIO DOS PAIS QUE NOS RELATARAM O INTERESSE DOS FILHOS E A PARTICIPAÇÃO, PRINCIPALMENTE NO TEATRO.

SEGUE O TRABALHO DESENVOLVIDO PELOS PROFESSORES:

VIDEOAULA:https://www.youtube.com/watch?v=NqmacuH05Ec

VIDEOAULA:https://www.youtube.com/watch?v=Q9BFS5ond0A

VIDEOAULA :https://www.youtube.com/watch?v=3CfpfSBL7uc&feature=youtu.be

VIDEOAULA:https://www.youtube.com/watch?v=EExJ_RcsPCI

VIDEOAULA:https://www.youtube.com/watch?v=7feHrib8ItI
VIDEOAULA:https://www.youtube.com/watch?v=T1hcLb6N9KA
VIDEOAULA:https://www.youtube.com/watch?v=k9OWcCBiEkg
VIDEOAULA:https://www.youtube.com/watch?v=X_ag1zQcLd8
VIDEOAULA:https://www.youtube.com/watch?v=Uy-KRfXEjhI

DESDE JÁ AGRADECEMOS A TODA NOSSA EQUIPE, QUE NÃO MEDIRAM ESFORÇOS PARA A REALIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DO TRABALHO, SEMPRE BUSCANDO A APRENDIZAGEM DE TODOS NOSSOS ALUNOS.
EQUIPE EMEI "PROF. ARY CARICATTE"